by Flávio Souza Cruz

quarta-feira 21 2009




Se alguém pensa que eu fui até Roma para ver os fantásticos monumentos que estão ali (alguns vistos no post anterior logo abaixo), parcialmente se enganou. É bem óbvio que me defrontar com o Coliseu ou Caracala frente a frente é algo impressionante. Para mim, certamente uma maravilha. Mas muito além disso, eu fui até Roma para visitar um cemitério. Não se trata por certo de um cemitério comum, mas das Catacumbas de São Calixto — o cemitério cristão onde estão guardadas as mais antigas representações gráficas do cristianismo primitivo. Para a maioria das pessoas, tal coisa é completamente irrelevante. Não para mim. E eu não poderia deixar de ter feito esta viagem sem visitar São Calixto, localizado na Via Apia, há algumas centenas de metros onde supostamente Pedro exclamou o famoso "Quo Vadis"





O lugar é uma maravilha, como vocês podem perceber. Deste portão inicial até as portas das Catacumbas, são 900 m andando neste descampado com jardins. Havia, no entanto, um problema — não são permitidas fotos lá dentro. E eu, como pesquisador, estava ávido por elas. Fiquei então a pensar em formas de as conseguir. A guia, que me parecia uma freira, muito simpática, começou a falar sobre os vários níveis e as coisas que encontraríamos lá embaixo. Ela possuía um ar bastante inspirado e suas palavras tinham um quê de forte ritualismo e simbolismo cristão. No entanto, enquanto andávamos e pude reconher as coisas pelas quais procurava, não pude me conter — me separei do grupo e discretamente comecei a tirar as fotos. Eis o que consegui:



Um dos vários corredores das catacumbas de São Calixto.



Receptáculo para as urnas funerárias.



Um dos salões funerários.



Representação gráfica junto ao topo de um salão. Não posso afirmar corretamente, mas me parece ser Jesus ao centro.



Uma coleção de lamparinas e vasilhas com óleos.



Detalhe de uma urna funerária.



Mais utensílhos cristãos. Interessante observar os objetos em forma de concha. O cristianismo primitivo era estreitamente ligado aos objetos simbólicos relacionados ao mar e à pesca.



Fantástica escultura de Jesus como bom pastor.

3 comentários:

Unknown disse...

what a nice surprize: Flavio reached Rome at last ! Do you know that our Polish writer /the guy received the Nobel prize for his book/ wrote about first Christians in Rome. The book is called Quo Vadis and the name of the guide is Henryk Sienkiewicz !

Anônimo disse...

Excelente blog. Gosto de descobrir vida inteligente na grande rede.

Parabens mesmo!

estarei sempre passando por aqui, de agora em diante.

Makkabaios disse...

Caramba...

Flavião, você foi na catacumba de São Calixto...

Putz, deve ter sido d+

Abraço sumido.

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog