by Flávio Souza Cruz

segunda-feira 03 2008


Eu estive procurando por alguns sistemas que pudessem facilitar a tarefa de catalogar a minha biblioteca. Ela hoje está andando pela casa dos 1100 livros e eu queria encontrar algum sistema que fosse mais automatizado na tarefa de colocar as informações referentes aos livros diretamente através da net por alguma forma de busca online de informações referentes ao ISBN.

A busca ainda está em andamento. No entanto, encontrei este interessante tutorial no blog hackito Ergo Sum. Eles se utilizaram do sistema de catalogação do Congresso norte-americano e do programa readerware. Além disso, compraram também um leitor de código de barras para os auxiliar na tarefa.

A minha dúvida é se tal programa conseguiria capturar informações sobre ISBNs de livros brasileiros. Enfim, vou continuar na busca.

Se você, leitor, souber de algum bom sistema em português capaz de lidar com estes dados, por favor, deixe um comentário.

Ps1 - No meio do caminho, já encontrei este interessante site chamado Library Thing!

Ps2 - Instalei o readerware. O programa é bem interessante para criar um banco de dados para a biblioteca. Ele captura informações do site da Amazon e vai construindo um banco de dados com categoerias. Creio que é um bom investimento para gerenciar as informações. No entanto, acabei gostando mais do Library Thing. Ele captura os dados de uma forma bem mais eficiente e se utiliza de uma base de dados bem mais ampla. Criei lá uma lista inicial da minha biblioteca, a qual pode ser vista aqui.

Ps3 - No meio do caminho eu ainda encontrei algo completamente inusitado e admirável para mim - um blog voltado para fotos de biblioteca! Paraíso Nerd! Confiram o Bibliofototeca! SHOW de bola!

Ps4 - Para finalizar, logo após ter encontrado o fotoblog das bibliotecas, ainda encontrei o Bibliofilmes. Show!

2 comentários:

myriam disse...

querido, nem sequer tenho banda larga...tentamos assinar mas pediam fidelidade de um ano, e há um ano estou para mudar de cidade...sei q o CnPq tem um site de pesquisa q está aberto aos pesquisadores da PUC, onde há publicações de tudo quanto é tese do mundo, no fim-de-semana de passo, agora estou entre-viagens...

myriam disse...

eu me referia ao endnote web e ao web of science, do portal capes. Eles têm acesso aos sites Blackwell, Cambridge University Press, Gale Group, Oxford University Press, JSTOR,SABE, Science Direct Online, Wilson, OECD, Emerald, INFORMS, SCIELO, World Scientific, etc. Para vc q está no doutoramento,é perfeito. Eu boiei complemente na paletra dada por uma argentina q fala português, mas tenho as brochuras se quiser consultar.

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog